Pagan Federation International Pagan Federation International Forum Index Wiccan Rede Magazine

Assine a petição internacional para defesa do Meio Ambiente

New topic   Reply to topic Pagan Federation International Forum Index => Portuguese language forum
 
Previous :: Next  
Author Message
Isobel Post number 21985 Posted: 8th June 2015     Subject: Assine a petição internacional para defesa do Meio Ambiente
View user's profile
A Declaração de Pagan Comunidade do Meio Ambiente
(Traduzido por John Halstead)

Quem nós somos

Paganismo é uma família de caminhos espirituais enraizadas nas religiões ancestrais em todo o mundo e anteriores a história registrada. Conforme explicou a Federação Pagã, Paganismo inclui religiões da natureza adoradoras, politeístas e panteístas, e muitas vezes inclui divindades de todos os gêneros, veneração ancestral, e celebrações em sintonia com a nossa Terra. Uma discussão completa sobre as muitas variedades de Paganismo está além do escopo desta afirmação, mas nós, os signatários, valorizamos a vida e o mundo natural como sagrado. Assim, as idéias pagãs nos levam a viver em harmonia com os ritmos da nossa grande Terra.

A natureza é sagrada

Nós recebemos, reconhecemos e abraçamos o sagrado que está em e que está a natureza, apesar de facto que nossas relações individuais com o mundo natural são diversas. Nós reconhecemos que a natureza abrange a humanidade e o planeta, e que nós somos nem acima nem separado do resto da natureza. Reconhecemos a sabedoria antiga que proximidade com a natureza traz proximidade entre a humanidade e todos os seres vivos; e quando vivemos como se estivéssemos separados da natureza, diminuímos nossa compaixão por nós mesmos e pelos outros. Por isso, afirmamos a necessidade de viver de forma sustentável como parte da natureza.

Nós somos parte da teia da vida

Nas últimas décadas, muitas tradições religiosas pagãs contemporâneos têm enfatizado a interconectividade da humanidade com o resto do mundo natural. Muitos de nossos antepassados ​​perceberam o que já foi apoiada pelo método científico e nosso conhecimento ampliado do universo – que a biosfera da Terra pode ser entendido como um ecossistema único e que toda a vida na Terra está interligado.

Os próprios átomos de que nós somos feitos nos conectar com o universo inteiro. Nossa hidrogênio foi produzido no “Big Bang”, e os outros átomos essenciais para a vida foram forjadas nas fornalhas ardentes de estrelas antigas. Além dos átomos, as moléculas da vida nos conectar à Terra, mostrando que não vivemos “na Terra” como algum visitante estrangeiro, mas sim de que nós somos parte da Terra, assim como um vulcão ou rio é parte da Terra e seus ciclos.

Nós somos terra, com o carbono, nitrogênio e fósforo que compõem os nossos corpos um dia, e são incorporado montanhas a próxima. Estamos ar, dando comida para as árvores e gramíneas quando exalamos, e respirando em seu dom de oxigênio livre a cada respiração. Estamos fogo, queimando a energia do Sol, capturado e dado a nós por plantas. Nós somos água, com os oceanos em nossas veias e a mesma água que alimentavam os dinossauros dentro de nossas células.

Estamos ligados a nossas famílias, por meio de conexões de amor, para os seus familiares, e assim por diante para toda a espécie humana. A nossa árvore genealógica data mais para trás do que o surgimento de seres humanos, incluindo todos os mamíferos, todos os animais, e toda a vida na Terra. Toda a Terra é a nossa reunião imensa e alegre de família.

Sentimos essas conexões de uma forma espiritual. A teia da vida inclui fios que puxam em nossos corações, atravessam através de nossa natureza essencial, e tecem-nos em uma totalidade espiritual. Como parte do corpo da vida na Terra, nós nos preocupamos com a saúde de todas as partes do corpo. Muitas atividades humanas destroem partes do corpo, e nós recuamos deles. Cortando de uma floresta não é diferente de cortando uma perna ou braço saudável. Na verdade, estes são ainda mais vitais do que os nossos braços e pernas, porque essas florestas são parte de nossos pulmões planetários. Da mesma forma, nós nos preocupamos com as nossas águas, nossa terra, nosso ar, e nossa biosfera diversificada. Fazemos isso devido a respeito para os nossos antepassados, cuidados para toda a vida hoje, e amor para as gerações futuras. Qualquer coisa que prejudica o corpo da vida na Terra, incluindo o aquecimento global, poluição e extinção é portanto uma questão espiritual e moral.

Somos parte da Terra, e a Terra é parte de nós.

Como nós estamos a prejudicar o ecossistema

As ações da humanidade estão alterando radicalmente a teia da vida da qual somos um componente, ameaçando as vidas de muitas espécies, o Homo sapiens incluído. Este dano assume muitas formas. A perda de habitat continua como o consumo aumenta. Desmatamento sozinho destrói cerca de 150 mil quilômetros quadrados por ano, o tamanho do Japão – o equivalente a 24 campos de futebol por minuto.

O aquecimento global causado por nossas emissões de gases de efeito estufa já contribuiu para a elevação do nível do mar, a acidificação dos oceanos, e aumentou a inundações e secas, com efeitos mais graves previstas para este século. Dano adicional pode ser visto a partir de destruição do ozônio. Nossas ações também resultaram em um esgotamento contínuo e insustentável dos recursos, incluindo minerais, fontes de alimentos e água utilizável gerando quantidades crescentes de poluição. Outros danos além destes é susceptível de ser encontrado no futuro, enquanto continuamos a aprender sobre o impacto das atividades humanas sobre o nosso mundo.

O que podemos fazer

Desde a Terra é capaz de curar a si mesmo, precisamos parar de fazer dano, e deixe a cura começar. No entanto, isso não é tão simples quanto parece. Nossos sistemas globais de exploração não são facilmente desmontados.

Há certas coisas que podemos fazer agora. É importante para cada indivíduo, comunidade e nação para fazer um balanço do que isso significa para a melhoria do todo. Soluções técnicas nunca pode avançar sem vontade política, e a vontade política necessária requer uma mudança em nossos valores mais arraigados, nas nossas próprias definições do que significa ser humano, e na forma como a humanidade se relaciona com o mundo. Reconhecemos essa mudança como um imperativo espiritual.

É um desafio coletivo, e as ações individuais são necessárias, mas não suficientes. Portanto, devemos construir uma cultura de sustentabilidade verdadeira. Isso não significa indentificando maneiras de “sustentar” os nossos níveis atuais de consumo ou tentando “sustentar” sistemas econômicos e políticos que falharam-nos. Em vez disso, a construção de uma cultura verdadeiramente sustentável significa transformar os sistemas de dominação e exploração que ameaçam o nosso futuro em sistemas de parceria simbiótica que suportam o nosso ecossistema. Temos de ser claros sobre a nossa agenda, que inclui a promoção de economias locais sustentáveis, reformação de nossos sistemas de alimentação, distribuição de recursos de uma forma mais justa e humana, e assegurando que as nossas populações humanas estão abaixo da capacidade de suporte do nosso planeta através do acesso ao nascimento controle voluntário, e igualdade de acesso à educação e ao trabalho para as mulheres.

Qualquer sistema econômico ou político que promove a exploração da Terra e as pessoas devem ser desmontada ou reformada substancialmente. Isto inclui qualquer sistema baseado em crescimento sem fim. Deveríamos estar operando em um sistema de circuito fechado, não um linear. Isso significa afastar-se de um desenvolvimento e cultura descartável, e movendo-se em direção a um desenvolvimento e cultura renovável em que todos os produtos são destinados para a longevidade, reparabilidade, e reciclagem ou compostagem fácil no final do seus uso. A economia sustentável do futuro será aquele com as distâncias mais curtas entre produção, consumo e reciclagem de subprodutos.

Além disso, há uma mudança mais profunda que é necessária. Fundamentalmente, acreditamos que uma mudança de espírito é necessária, uma que promove uma nova relação entre a humanidade e das outras espécies e da Terra como um todo. Como Pagãos, acreditamos estar bem situado para ajudar a imaginar e criar um futuro em que a humanidade vive em maior harmonia com o resto do nosso planeta. Nós esforçamo-nos em nossa adoração, trabalho, lazer e vida diária para se conectar a este maior harmonia. Acreditamos que o reconhecimento de nossa conexão como parte da própria Terra é uma faceta única do que nos define. Pagãos pode auxiliar na reparação de nosso meio ambiente, por ensinando como fazemos parte da vida na Terra, por partilhando de rituais e cerimônias que criam laços entre nós e o resto da teia da vida, e por instilando um senso de responsabilidade por como interagimos com o ecossistema – tudo isso criando as culturas que podem sustentar nossa sociedade humana hoje e para as gerações vindouras.

Como signatários, nós comprometemos a usar nossas habilidades e recursos para promover políticas e práticas que promovam as mudanças que nosso mundo precisa com tanta urgência. Vamos continuar a educar os membros da nossa comunidade para promover vida sustentável inteligente e focado, e ajudar o mundo a reconhecer que todos, quer Pagan ou não, faz parte de nossa preciosa Terra. Afirmamos que viver uma vida plena e significativa, e permitindo o mesmo para as gerações futuras, só é possível se toda a Terra é saudável. Vamos, portanto, esforçar-se como indivíduos, como grupos, e como membros de uma sociedade global para promover a saúde atual e futura de toda a nossa Terra, incluindo a água, o ar, a terra, e a teia da vida.

Dia da Terra Internacional 2015

Assine a declaração

PFI National Co-ordinators for Portugal
Isobel Andrade & Jose Ferreira
Show:   
New topic    Reply to topic Pagan Federation International Forum Index => Portuguese language forum
Show YouTube films

All times are GMT + 1 hour
Overviews
  New posts :: Recent posts :: 24 hour digest :: Search

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum

 

Admin

phpBB 2.0.23 © 2001-2008 phpBB group